terça-feira, 26 de junho de 2012

PROMETHEUS

Sinopse e detalhes


Uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Eles deverão vencer uma batalha cruel para salvar o futuro da raça humana. O nome do filme, Prometheus, é também o nome da aeronave utilizada por um grupo seleto de pessoas para investigar os fragmentos do "DNA alienígena".

Passado no mesmo universo da franquia iniciada com "Alien, o 8º Passageiro", o longa conta com direção de Ridley Scott, que volta ao gênero da ficção científica 30 anos após "Blade Runner, o Caçador de Andróides".

A origem do filme

Desde o começo do projeto, a ideia era que o Prometheus fosse um prelúdio (dividido em duas partes) da franquiaAlien, inidicada em 1979, dirigida pelo mesmo Ridley Scott.

Mudança nos planos

Scott e o estúdio 20th Century Fox começaram a discordar em relação ao elenco porque a empresa um astro de Hollywood protagonizando, enquanto o diretor preferia um equipeo multicultural. 

DNA de Alien

Com os problemas surgidos durante a fase de pré produção, o cineasta preferiu optar por transformar o filme em algo independente, mas segundo ele continuará tendo  "o DNA de Alien".

História do filme

O diretor fez questão de manter a história do filme guardada em segredo, revelando aos poucos, através de teaser (pequenos trailers) algumas imagens e possíveis detalhes da produção.

Briga pelo personagem principal

As atrizes Angelina Jolie e Charlize Theron disputaram a personagem Meredith Vickers. No fim das contas, Charlize saiu-se vencedora e papou o papel.

Nomes e mais nomes para o elenco

Na fase de pré produção, vários nomes femininos surgiram nas notícias sobre o filme, comos os de Michelle Yeoh,Gemma Arteton, Anne Hathaway, Carey Mulligan, Olivia Wilde, Natalie Portman e Abbie Cornish. 

Entre os atores, James Franco e Ben Foster tiveram seus nomes associados ao projeto em algum momento.

Por onde passou antes de chegar nos cinemas

Ridley Scott rodou parte de seu filme nos estúdios Pinewood, no Albert R. Broccoli 007 Stage, na Inglaterra.

As cenas aquáticas foram rodadas na Espanha, na Cidade da Luz, em Alicante.

O elenco e equipe técnica também passou ppor várias locações na Islândia e na Escócia.

Críticas de imprensa

Uma aventura com um visual magnífico, um terror complexo, idéias questionadoras e uma quantidade suficiente de questões sem respostas para preparar à inevitável sequência.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

"Prometheus" é uma viagem sensacional que se prende um pouco demais na parte filosófica [...] Porém, quando o filme esquece disso, volta a ser aquilo que faz de melhor e que todos esperavam dele: entretenimento eficiente ...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Haverá quem possa achá-lo, por todas as suas ambições filosóficas, cosmológicas e teológicas, algo pretensioso ou até hermético. Mas não há nada que traia a estrutura do tipo de filme que abraça, o thriller de ação, ou a mitologia que o originou.
A crítica completa está disponível no site O Globo

... É impossível não se impressionar com as imagens em 3D [...] O que compromete, não a expedição Prometheus, mas o próprio projeto do filme é a tentativa de popularizá-lo pelo diálogo com o cinema de gênero mais rasteiro.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Visualmente, o filme é espetacular. [...] Mas o que "Prometheus" não tem, e que "Alien" tinha, é uma ideia central tão forte que nem o próprio criador dela consegue superá-la.
A crítica completa está disponível no site Veja

O filme se esforça demais em corresponder às expectativas do público, enquanto um pouco mais de criatividade poderia levar esta história por caminhos mais interessantes.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário